Mentoring para mudar sua marca

Sua empresa é sua mente. Mude sua auto-imagem.

O que exatamente um mentor faz numa empresa? O mentor informa e orienta o mentorado sobre as questões de trabalho e carreira e sobre os meandros da organização. Protege-o de situações que comprometam a imagem profissional. Quando o mentorado evolui, o mentor dá a ele visibilidade para que pares e superiores percebam o seu progresso. E até o patrocina, defendendo para ele melhores posições na organização.

Há três segmentos em que o mentoring é mais aplicado: nas organizações, no ambiente acadêmico e nas comunidades (para ajudar o desenvolvimento de crianças e jovens em situação de risco social). Porém o mentoring pode ser adotado em qualquer contexto em que haja necessidade de desenvolver pessoas nos mais diversos sentidos.

O Mentoring está ligado a um Novo Pensar, superando modelos lineares e estáticos advindos da era industrial, que criaram antigos modelos de vida, de empresas e de negócios, predominantes ainda hoje, que não podem mais subsistir.

É preciso equilibrar emoção e razão nos negócios.

Estamos diante de uma nova realidade mundial complexa, onde não cabem mais líderes-heróis, salvadores solitários, ou onde tentativas de resolução com pensamentos fragmentados são inócuas. Situações complexas só podem ser resolvidas com abordagem e instrumentais complexos.

Dissociado emocionalmente dos acontecimentos da empresa, o mentor consegue enxergar com uma visão clara e ampla. Desta forma, contribui significativamente com o crescimento da empresa pois analisa as situações de maneira mais racional.

É preciso Integrar Vontade, Coração e Mente.

É necessário que haja abertura para ouvir as orientações do mentor, bem como receber seus feedbacks de forma positiva, trabalhando ações pautadas nos dados obtidos com foco no crescimento contínuo. Isso é reconhecer que, por mais domínio que tenhamos sobre determinada atividade, sempre haverão oportunidades de melhoria.

Tipos de Mentoring

  • Holomentoring :  Mentalidade Holosistêmica
  • Mentoring : Fator Humano, Liderança, Carreira, Relações, Vida, Mentalidade, Bem-Estar.
  • Adviser : Orientação, Perspectivas, Suporte, Decisões, Negócios e Mundo empresarial.

 

Orientação em grupos

A mentoria também pode ser um processo coletivo em que um mentor atua simultaneamente com múltiplos mentorados. Esse processo é muito comum no ambiente digital, em que profissionais de renome em áreas como gestão de pessoas, comunicação corporativa, empreendedorismo e tecnologia criam salas virtuais, nas quais compartilham com a plateia suas experiências, recomendações e respondem às dúvidas da audiência.

Esse tipo de sessão consegue simultaneamente absorver os benefícios de um mentor profissional e da mentoria horizontal, pois, um mentorado aprende com as dúvidas do outro.

Os 4 Passos para Mudar

É preciso fechar  os olhos e abrir  o coração para ver o caminho certo.

1. ANCORAGEM 

Neste momento a abordagem se concentrará em aprender mais sobre os interesses, necessidades e pontos fortes da empresa e o mentor iniciará seu trabalho examinando diversas questões práticas e subjetivas, inicialmente mais escutando do que fornecendo soluções ou pontos de vista pessoais.

Principais objetivos

  • Definir o alcance da parceria;
  • Discutir metas e expectativas;
  • Promover uma relação de aliança e confiança;
  • Provocar o início de uma autoanálise no mentorado;

 

2. DEFININDO A DIREÇÃO A SEGUIR

Durante esta fase é preciso cuidado para que não haja uma dependência excessiva por parte do mentorado – a empresa deve ser capaz de tomar suas próprias decisões e deve assumir esta responsabilidade.

Principais objetivos

  • Configurar e planejar metas mais detalhadas;
  • Estabelecer um plano de ação;
  • Revisar periodicamente os resultados obtidos por este plano;
  • Refletir sobre os desafios da operação;
  • Discutir experiências e explorar opções;

 

3. CRESCIMENTO E MATURAÇÃO

Aprender e crescer – esta terceira fase é especialmente significativa. Neste ponto do processo de mentoring a empresa terá construído uma nova imagem de sua operação, atuando com mais autoconfiança, com mais capacidade e com maiores níveis de motivação e satisfação.

Principais objetivos

  • Validação do plano de ação original;
  • Refletir sobre erros e acertos da primeira fase do projeto;
  • Incentivar e promover melhores práticas;
  • Corrigir atitudes e validar processos;
  • Valorizar o engajamento;
  • Reforçar uma autoimagem positiva, construindo confiança.

 

4. FECHAMENTO

Chegou a hora de seguir por novos caminhos. O fim do relacionamento mais próximo e direto entre mentores e mentorados não deve gerar uma sensação de vulnerabilidade ou tristeza. Os mentores guiarão a empresa por este momento de forma gradual, sem cortes abruptos no relacionamento.

Principais objetivos:

  • Feedback e revisão final;
  • Celebrar as conquistas;
  • Rever realizações;
  • Reconhecer o comprometimento de todos os envolvidos no projeto;
  • Comemorar a parceria construída;
  • Estabelecer um relacionamento futuro.