Mentoring
Mentoring para mudar sua marca
Sua empresa é sua mente. Mude sua auto-imagem.
O que exatamente um mentor faz numa empresa? O mentor informa e orienta o mentorado sobre as questões de trabalho e carreira e sobre os meandros da organização. Protege-o de situações que comprometam a imagem profissional. Quando o mentorado evolui, o mentor dá a ele visibilidade para que pares e superiores percebam o seu progresso. E até o patrocina, defendendo para ele melhores posições na organização.
Há três segmentos em que o mentoring é mais aplicado: nas organizações, no ambiente acadêmico e nas comunidades (para ajudar o desenvolvimento de crianças e jovens em situação de risco social). Porém o mentoring pode ser adotado em qualquer contexto em que haja necessidade de desenvolver pessoas nos mais diversos sentidos.
O Mentoring está ligado a um Novo Pensar, superando modelos lineares e estáticos advindos da era industrial, que criaram antigos modelos de vida, de empresas e de negócios, predominantes ainda hoje, que não podem mais subsistir.
É preciso equilibrar emoção e razão nos negócios.
Estamos diante de uma nova realidade mundial complexa, onde não cabem mais líderes-heróis, salvadores solitários, ou onde tentativas de resolução com pensamentos fragmentados são inócuas. Situações complexas só podem ser resolvidas com abordagem e instrumentais complexos.
Dissociado emocionalmente dos acontecimentos da empresa, o mentor consegue enxergar com uma visão clara e ampla. Desta forma, contribui significativamente com o crescimento da empresa pois analisa as situações de maneira mais racional.
É preciso Integrar Vontade, Coração e Mente.
É necessário que haja abertura para ouvir as orientações do mentor, bem como receber seus feedbacks de forma positiva, trabalhando ações pautadas nos dados obtidos com foco no crescimento contínuo. Isso é reconhecer que, por mais domínio que tenhamos sobre determinada atividade, sempre haverão oportunidades de melhoria.
Tipos de Mentoring
- Holomentoring : Mentalidade Holosistêmica
- Mentoring : Fator Humano, Liderança, Carreira, Relações, Vida, Mentalidade, Bem-Estar.
- Adviser : Orientação, Perspectivas, Suporte, Decisões, Negócios e Mundo empresarial.
Orientação em grupos
A mentoria também pode ser um processo coletivo em que um mentor atua simultaneamente com múltiplos mentorados. Esse processo é muito comum no ambiente digital, em que profissionais de renome em áreas como gestão de pessoas, comunicação corporativa, empreendedorismo e tecnologia criam salas virtuais, nas quais compartilham com a plateia suas experiências, recomendações e respondem às dúvidas da audiência.
Esse tipo de sessão consegue simultaneamente absorver os benefícios de um mentor profissional e da mentoria horizontal, pois, um mentorado aprende com as dúvidas do outro.
Os 4 Passos para Mudar
É preciso fechar os olhos e abrir o coração para ver o caminho certo.
1. ANCORAGEM
Neste momento a abordagem se concentrará em aprender mais sobre os interesses, necessidades e pontos fortes da empresa e o mentor iniciará seu trabalho examinando diversas questões práticas e subjetivas, inicialmente mais escutando do que fornecendo soluções ou pontos de vista pessoais.
Principais objetivos
- Definir o alcance da parceria;
- Discutir metas e expectativas;
- Promover uma relação de aliança e confiança;
- Provocar o início de uma autoanálise no mentorado;
2. DEFININDO A DIREÇÃO A SEGUIR
Durante esta fase é preciso cuidado para que não haja uma dependência excessiva por parte do mentorado – a empresa deve ser capaz de tomar suas próprias decisões e deve assumir esta responsabilidade.
Principais objetivos
- Configurar e planejar metas mais detalhadas;
- Estabelecer um plano de ação;
- Revisar periodicamente os resultados obtidos por este plano;
- Refletir sobre os desafios da operação;
- Discutir experiências e explorar opções;
3. CRESCIMENTO E MATURAÇÃO
Aprender e crescer – esta terceira fase é especialmente significativa. Neste ponto do processo de mentoring a empresa terá construído uma nova imagem de sua operação, atuando com mais autoconfiança, com mais capacidade e com maiores níveis de motivação e satisfação.
Principais objetivos
- Validação do plano de ação original;
- Refletir sobre erros e acertos da primeira fase do projeto;
- Incentivar e promover melhores práticas;
- Corrigir atitudes e validar processos;
- Valorizar o engajamento;
- Reforçar uma autoimagem positiva, construindo confiança.
4. FECHAMENTO
Chegou a hora de seguir por novos caminhos. O fim do relacionamento mais próximo e direto entre mentores e mentorados não deve gerar uma sensação de vulnerabilidade ou tristeza. Os mentores guiarão a empresa por este momento de forma gradual, sem cortes abruptos no relacionamento.
Principais objetivos:
- Feedback e revisão final;
- Celebrar as conquistas;
- Rever realizações;
- Reconhecer o comprometimento de todos os envolvidos no projeto;
- Comemorar a parceria construída;
- Estabelecer um relacionamento futuro.